Há uma nova invenção que pode restaurar a visão, mesmo para aqueles que estão cegos por décadas. Larry Hester da Carolina do Norte foi um dos primeiros pacientes a receber a nova tecnologia, o que lhe deu a chance de ver de novo, depois de 33 anos de cegueira.
Larry Hester perdeu a visão aos 30 anos, quando ele foi diagnosticado com uma doença genética rara chamada retinite pigmentosa. Trata-se de alterações degenerativas da retina, o que conduz à perda da visão periférica, e a chamada cegueira nocturna. A doença é hereditária em 60% dos casos. Há 1,5 milhões de pessoas no mundo que sofrem de retinite pigmentosa.
Hester é o sétimo paciente a receber um implante de olho biônico Argus II Retinal Dispositivo Prótese, desenvolvida pela Second Sight Medical Products, em conjunto com a Universidade de Duke Eye Center da Carolina do Norte.
A tecnologia de visão biônico baseia-se na transmissão de sinais para os nervos da retina da pessoa cega. Uma pequena câmara incorporado em um par de óculos detecta a luz e transmite-a para um computador em miniatura, que o converte em sinais eléctricos correspondentes à imagem sintetizada. Um implante sem fios, constituída por 60 eléctrodos estimula o nervo óptico e, portanto, directamente transmite os sinais para o cérebro.
No entanto, a visão biônica é mais limitada - na verdade, uma pessoa só pode distinguir entre a luz ea escuridão. No entanto, os desenvolvedores prometem expandir as capacidades do novo dispositivo no futuro.
"É um dispositivo bastante limitada, mas é um salto incrível para a frente", diz o especialista em retina Dr. Colin McCannel. "Não é a visão que você ou eu estamos habituados. Mas para alguém que está em completa escuridão que deve ser incrível ver novamente. Eu acho que é absolutamente fenomenal. "
Apesar do fato de que o dispositivo ainda não é capaz de produzir padrões visuais complexas e permite Larry Hester só para ver flashes de luz e distinguir alguns objetos de outras pessoas, é um verdadeiro milagre para ele e sua família. "É tão básico", diz ele no vídeo. "A luz é tão básico e provavelmente não teria significado para ninguém. Mas para mim ele está significando Posso ver a luz. E nós podemos ir a partir daqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário